Redes Social

sábado, 11 de agosto de 2012

Bilatérios



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Com exceção de umas poucas formas primitivas como as esponjas e águas-vivas, todos os animais existentes são bilaterais, ou seja, animais cujo corpo apresenta simetria bilateral (isto é, o lado direito e o esquerdo são imagens espelhadas um do outro).
Imagina-se que todos os bilatérios descendam de um ancestral comum, surgido no início do período Cambriano, entre 550 e 600 milhões de anos atrás. Este ancestral tinha a forma de um simples verme tubular de corpo segmentado, e num nível abstrato, este formato de verme continua presente no esquema dos corpos e sistemas nervosos de todos os bilatérios modernos, inclusive o ser humano. A forma geral de corpo bilatério é a de um tubo com uma cavidade digestiva oca indo da boca ao ânus, e um cordão neural com um alargamento (um gânglio) para cada segmento corporal, com um gânglio excepcionalmente grande na frente, chamado de "cérebro".
Ficheiro:Bilaterian-plan.svg

Estrutura corporal genérica de um animal bilatério. O sistema nervoso é formado por um cordão neural com alargamentos segmentais, e um "cérebro" na frente.

(Nerve cord = Cordão nervoso)
(Brain = Cérebro)
(Mouth = Boca)
(Gut = Intestino)
(Anus = ¬¬ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Teste - Teste

Teste - Teste

Powered By Blogger

Teste - Teste